Évora, Portugal


Com um fim-de-semana prolongado à porta, porque não fazer uma escapadinha cá dentro. A sugestão da rubrica viagens, recai desta vez sobre a bonita cidade alentejana de Évora.

Évora merece uma visita apaixonada e oferece marcas do que foi nascendo ao longo dos séculos: igrejas monumentais, praças históricas, casario branco, ruas medievais…

Nos arredores da cidade a natureza abraça trigais e montes, albufeiras e riachos, paisagens solitárias de beleza sem igual…

As suas gentes hospitaleiras, o artesanato típico, a rica gastronomia, as tradições, os cheiros e sabores que caracterizam esta bela região esperam por si!

Não há melhor descrição do que esta feita pelo guia turístico da cidade.

Não é difícil encontrar razões para visitar Evora, uma cidade com vestígios de diferentes épocas e civilizações que se mantêm praticamente intactos, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Passeie pela cidade e aprecie as amplas arcadas que cedem passo a pitorescas praças, onde se encontram lojas de artesanato e modernas boutiques de marcas. Os cafés com esplanadas convidam-no a relaxar e, quando cai a noite, as ruas iluminam-se e os bares vibram ao som da música com gente jovem a animar as ruas desta cidade histórica.

Contemple a história romana de Évora no Templo de Diana ou passeie pela zona mourisca a norte da cidade. Uma outra importante atracão de Évora é a Capela dos Ossos na igreja de São Francisco onde centenas de ossadas humanas expostas nas paredes e no teto ficarão certamente gravadas na sua memória. A não perder, igualmente, o Aqueduto Água de Prata, a Sé Catedral, a maior catedral medieval do país, entre outros.

Se tiver tempo visite também os arredores de Évora onde poderá conhecer a Gruta do Escoural, com as suas gravuras paleolíticas que remontam a 25 000 a.c., os impressionantes monumentos megalíticos em Reguengos de Monsaraz e o Paço Ducal de Vila Viçosa, que foi residência da família real portuguesa durante vários séculos.

Na cidade existem várias unidades hoteleiras, contudo e sendo eu um cliente satisfeito pelos hotéis Vila Galé, caso pretendam ficarem alojados na cidade, desafio-os a escolher o novo Hotel Vila Galé Évora, que abriu a 25 de Abril de 2015.

Com uma localização única na Avenida Túlio Espanca, a apenas 2 minutos do centro histórico da cidade de Évora, esta nova unidade vem reforçar a oferta do Grupo em pleno Alentejo.
O tema equestre vai dar vida às paredes deste hotel com 186 quartos e 6 suites, restaurante, bar, piscina exterior e um SPA Médico com piscina interior aquecida, ginásio, sauna, jacuzzi e 6 salas para tratamentos e massagens.



Locais a Visitar:

  • PRAÇA DE GIRALDO. Praça central da cidade histórica. Arcadas, fonte e Igreja de Santo Antão (Séc. XVI). Posto de Turismo. Comércio, serviços e restauração. Rua Cinco de Outubro (artesanato, restauração e alojamento).
  • CATEDRAL DE SANTA MARIA. Edifício monumental românico-gótico (Séculos XIII-XIV). Claustro e Museu de Arte Sacra.
  • LARGO CONDE VILA FLOR. Ruínas do templo romano (Séc. I), mais conhecido pelo Templo de Diana. Museu de Évora. Biblioteca Pública de Évora. Igreja e Convento do Lóios (Pousada) (séc. XV-XVII). Palácio dos Duques de Cadaval (Séc. XVI). Serviço de trens puxado por cavalos.
  • CASTELO VELHO. Muralha tardo-romana (Cerca Velha). Ermida de S. Miguel. Palácio dos Condes de Basto (particular). Ruas Freiria de Cima e de Baixo. Museu das Carruagens. Solar dos Condes de Portalegre. Cabeceira da Catedral (Séc. XVIII).
  • UNIVERSIDADE ÉVORA/COLÉGIO DO ESPÍRITO SANTO. Igreja do Espírito Santo (Séc. XVI). Claustro dos Gerais e salas de aula (Séc. XVIII).
  • LARGO DA PORTA DE MOURA. Torres da porta tardo-romana. Janela manuelina-mudéjar da Casa de Garcia de Resende (Séc. XVI). Fonte e chafariz (Séc. XVI). Casa Cordovil com mirante mudéjar (Séc. XV-XVI). Rua da Misericórdia. Mirante mudéjar da Casa Soure (Séc. XVI). Igreja do Carmo (séc. XVI - XIII). Comércio, serviços e restauração.
  • PRAÇA DE SERTÓRIO. Edifício da Câmara Municipal de Évora (Séc. XIX). Termas romanas (Séc. II-III). Igreja e Convento do Salvador. Arco de D. Isabel (porta tardo-romana). Artesanato, restauração, alojamento e serviços.
  • IGREJA DA GRAÇA. Fachada renascentista (Séc. XVI). Claustro conventual (particular). Travessa da Caraça.
  • LARGO DE S. FRANCISCO. Igreja real de S. Francisco (Séc. XV-XVI). Claustro gótico. Capela dos Ossos (Séc. XVII). Palácio de D. Manuel (Séc. XVI). Mercado Municipal (Séc. XIX-XX). Centro de Artes Tradicionais (antigo Museu do Artesanato).
  • JARDIM PÚBLICO (Séc. XIX). Palácio de D. Manuel (pavilhão sobrevivente do conjunto monumental do palácio dos reis portugueses) (Séc. XVI). Ruínas Fingidas (Séc. XIX) com elementos arquitectónicos mudéjares (Séc. XVI). Muralha medieval (Séc. XIV). Baluartes seiscentistas.
  • AQUEDUTO DA ÁGUA DA PRATA (Séc. XVI). Troço monumental da época de D. João III (1533-37). Rua do Cano, Porta Nova, Rua do Salvador e Rua Nova. Fontes e chafarizes da Praça de Giraldo, Largo da Porta de Moura, Largo de Avis e Rossio de S. Brás. Caixa de Água renascentista na Rua Nova.
  • PERCURSOS URBANOS. JUDIARIA: Rua dos Mercadores, Rua da Moeda e Travessa do Barão.
  • MOURARIA: Rua da Mouraria, Igreja de S. Mamede, Rua das Alcaçarias. 
  • PRAÇA JOAQUIM ANTÓNIO DE AGUIAR:Teatro Municipal Garcia de Resende. MURALHAS MEDIEVAIS: Porta do Raimundo, Porta de Alconchel e Porta da Lagoa. Igreja e Convento dos Remédios, sala de exposições periódicas. Ao longo do percurso: comércio, serviços, restauração e alojamento.
  • RECINTO MEGALÍTICO DOS ALMENDRES. Maior conjunto de menires estruturados da península Ibérica e monumento megalítico europeu mais antigo (V milénio a. C.). Cerca de 13 Km a Oeste de Évora.
  • PERCURSOS AMBIENTAIS: Percurso Ambiental de Montemuro, Ecopista e Aqueduto da Água da Prata.


Informações sobre a cidade recolhidas no Guia Turístico de Évora e alguns textos cedidos gentilmente pelos Hotéis Vila Galé.

Boa Escapadinha!
Partilhar no Google+

Sobre Bruno

    Comentários no Blog
    Comentários no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, por participares!