Seat Leon ST Cupra


Pode ser suspeito dito por mim, mas considero a Leon ST a carrinha mais elegante e de design marcante da actualidade.

O artigo recai sobre a versão mais apimentada da ST, ou seja, Cupra com 280 cv e um bloco 2.0 TSI de 4 cilindros, com caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades. Trata-se da única versão à venda em Portugal.

Esta foi a versão que bateu o recordo da carrinha mais rápida a percorrer o circuito de Nurburgring. (Ver publicação anterior).

Promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,0 segundos, com uma velocidade máxima limitada aos 250 km/h e consumos médios de 6,6L/100km. Os 80 kg e 27 centímetros de comprimento a mais face à berlina, apenas prejudica em milésimas de segundos o seu comportamento, no entanto oferece uma bagageira com uns generosos 587 litros.

Os preços começam nos 42610 euros. Embora, mesmo nesta versão, ainda existam vários opcionais que farão toda a diferença. No entanto se adicionarmos a maioria dos extras, ficará a rondar os 50000 euros.

Se adoro conduzir uma Leon ST “normal” considero que será espectacular conduzir uma Leon ST Cupra. Mas adiante…

Esta carrinha alia o conforto de um familiar em modo Comfort à condução mais desportiva e dinâmica no modo Cupra. Isto porque ao colocar no modo de condução mais desportivo o acelerador fica mais sensível, o motor tem um ronco mais acentuado, a suspensão torna-se mais firme, a direcção fica mais pesada e, temos toda a potência que desejamos. No interior a iluminação do habitáculo e portas muda de cor consoante o modo de condução escolhido.

A direcção electromecânica é progressiva o que ajuda na condução mais desportiva, vem de série com um diferencial autoblocante e suspensão pilotada DCC (Dynamic Chassis Control).

Existe também um pack de cores que permite personalizar as jantes, retrovisores e grelha frontal, nas cores branco, preto ou laranja, isto por 220 euros.


Considero que foi muito bem concebida esta carrinha familiar superdesportiva e simultaneamente discreta.




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