Esta nova Skoda Fabia Break cresceu em
comprimento um centímetro, em largura nove centímetros e ficou mais baixa em três centímetros
sensivelmente. Com estas agradáveis alterações a carrinha ficou esteticamente
melhor e o espaço interior também beneficiou com isso. A bagageira tem agora
530 litros e se rebatermos os bancos chega aos 1395 litros.
Actualmente estão disponíveis três níveis de
equipamento Active, Ambition e Style. Todos eles podem ser escolhidos com uma
das sete combinações motor/caixa disponíveis. A Gasolina existem quatro, 1.0
MPI – 75 cv e caixa de 5 velocidades (14863€), 1.2 TSI – 90 cv e caixa 5
velocidades (15370€), 1.2 TSI – 110 cv e caixa de 6 velocidades (16074€) e o
1.2 TSI – 110 cv e caixa automática DSG de 7 velocidades. Já no campo dos
Diesel estão três motorizações disponíveis, 1.4 TDI – 90 cv e caixa de 5
velocidades (18999€), 1.4 TDI – 90 cv e caixa automática DSG de 7 velocidades (20780€)
e o 1.4 TDI – 105 cv e caixa manual de 5 velocidades (19691€).
Os preços indicados são os valores de entrada
em cada motorização no nível de equipamento Active. No entanto este nível de
equipamento não dispõe de vidros eléctricos atrás, jantes de liga leve e ar condicionado
automático (apenas manual).
O motor mais baixo de todos é um pouco
limitado, pelo que a diferença de mais 500€ para adquirir o 1.2 TSI de 90 cv,
está mais que justificada pela resposta do mesmo e também porque trata-se de um
TSI.
Mas por cá ainda existe muito a moda dos
motores a Diesel, até mesmo para quem faz poucos quilómetros por ano acaba por
querer um. Por isso, a versão mais popular entre nós deverá ser a 1.4 TDI de 90
cv, com 3 cilindros em linha, consumos anunciados de 3,5 L/100Km e com uma
diferença a rondar os 4000 euros face à versão mais barata a gasolina. Ainda
este ano deverá chegar uma versão Greenline que promete consumos de 3,1
L/100KM.
Em relação ao interior, este não surpreende mas
é esteticamente aceitável, existindo a possibilidade de o escolher em tons de preto,
azul ou beje, contudo ainda são muitos os plásticos rijos, embora no tablier
sejam mais agradáveis ao toque.
De série contamos com o monitor de pressão de
pneus e o sistema XDS+. Já em opção podemos escolher o MirrorLink que permite a
conectividade do smartphone com o ecrã táctil do rádio, o assistente de subidas,
o detector de fadiga para o condutor, o sensor de estacionamento traseiro e
dianteiro, o cruise control, o tecto panorâmico com cortina eléctrica, os bancos
dianteiros aquecidos, entre outros.
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