Pelo segundo ano consecutivo, o VW Golf
Variant foi eleito o melhor carro para frotas, pela LeasePlan (Gestora de
Frotas). O VW Golf Variant BlueMotion Confortline 1.6 TDI destacou-se dos
restantes veículos pela sensação de segurança e pela representatividade na
frota LeasePlan e no mercado. Dentro da categoria de “Pequeno Familiar” para
além do VW Golf Variant estava o Renault Megane Sport Tourer 1.5 dCi e o Seat
Leon ST Style Ecomotive 1.6 TDI.
A VW anunciou-o como o
melhor Golf de sempre e, já lá vão sete gerações. Tem como pontos fortes o baixo
consumo, o espaço e a segurança.
Recentemente a versão
Bluemotion recebeu o motor 1.6 TDI de 110 cv, caixa de seis velocidades e suspensão mais baixa em 15 mm.
O habitáculo é bastante
espaçoso e com compartimentos espaçosos, nas portas, porta-luvas, por baixo do
volante, no braço entre os bancos, na consola central com tampa deslizante,
compartimento para os óculos junto ao retrovisor e por baixo de cada banco tem
ainda uma gaveta. A bagageira conta com uns generosos 605 litros, com possibilidade
de rebater os bancos a partir da traseira e a chapeleira pode ser rebatida em
duas partes.
Tem bons acabamentos com bons
materiais e alguns equipamentos de série.
Segundo o site da marca tem preços a partir 26.376,20
€ para o 1.2 TSI 105cv Confortline até 40.882,94 € para o 2.0 TDI 150cv DSG
Highline. Já o 1.6 TDI BlueMotion 110cv Trendline fica-se pelos 27.970,61 €.
Assim o nível de equipamento Trendline do
BlueMotion trás apenas de série o "ParkPilot", Pneus 195/65 R15, Apoio
de Braço Dianteiro, Rádio "Composition Colour", Display
multifuncional/computador de bordo "Medium" e Volante multifunções em
couro.
Já o Confortline por 29.570,89 € acrescenta o
Ar condicionado automático "Climatronic", Rádio "Composition
Media", Bancos dianteiros com regulação em altura, Sistema de ajuda ao
estacionamento, Barras tejadilho cromadas, Faróis de Nevoeiro e Pacote
"Lights & Vision".
Nos opcionais fica inúmeros equipamentos como
vidros escurecidos, o computador de bordo “Colour”, faróis Xénon com luzes
diurnas LED, sensor/assistente de luzes, alarme, assistente faixa de rodagem,
sistema de navegação, tecto panorâmico, câmara traseira, entre muitos outros.
Quem já o experimentou considera o motor um
pouco “preguiçoso”, mesmo sendo um 1.6 TDI deveria ter uma resposta um pouco
melhor logo às 1500 rpm. Sou da mesma opinião deste motor montado no Seat, por
isso não deve ser defeito mas feitio.
Para uma resposta mais pronta faz-nos andar
sempre em regimes perto das 2000 rpm o que prejudica as médias.
Esta versão promete acelerar
dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos e um consumo combinado de 3,3 L/100km com
emissões de CO2 de 87g/km.
Continua a ser uma óptima carrinha, completa com algum
equipamento de série e, rainha nas vendas. No entanto, pessoalmente, o design
demasiado contemporâneo continua a não me seduzir.
Os principais
rivais são: Renault Mégane ST, Seat Leon ST, Peugeot 308 SW, Skoda Octavia Break, Opel
Astra ST e Honda Civic Tourer.
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